Perguntas Frequentes

CONFIRA

Perguntas Frequentes

Confira algumas das perguntas mais frequentes

Não, ele é super silencioso.

O sistema de energia solar é conectado à rede elétrica do local. Dessa forma a energia que os painéis produzem é usada em toda a casa, ou seja, tudo o que estiver conectado na tomada de sua casa ou empresa será alimentada pela energia elétrica gerado pelos painéis que estão em cima do seu telhado.

Ele não funciona de noite. Você produz energia enquanto houver luz do sol na superfície das placas de energia solar e na ausência do sol (a noite), o seu sistema é desligado, porem no período em que o sistema esteve ligado, ele produziu uma energia extra para o teu consumo da noite e essa energia extra, chamamos de créditos. Esses créditos são usados para abater seu consumo da noite.

Quando realizamos o cálculo para o dimensionamento do sistema fotovoltaico, já consideramos os gastos totais gerados tanto durante o dia como durante a noite, tendo assim, sempre créditos a serem gerados para abatimento das faturas.

Não, infelizmente a maioria das Distribuidoras de energia irão lhe cobrar um mínimo para estar conectado na rede e além disso tem a taxa de iluminação pública que é cobrado na conta também, além das bandeiras. Mas você consegue reduzir em até 95% o que você paga na conta de luz com o seu Gerador de Energia Solar.

Atualmente o Governo de Mato Grosso tem tributado ICMS em 16% aproximadamente para o total de créditos usados para pagar seu consumo da noite ou o total de energia usada para abater a fatura de uma Unidade consumidora que você desejou beneficiar, porem esse tributo já foi vetado pela ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, porém, ignorado pelo Governo de MT.

Não, de acordo com a Resolução 482/12 da Aneel se você produzir mais energia do que consumiu esta energia excedente torna-se crédito para você e esses créditos tem validade de 60 meses contando do mês que foi criado. Ou seja, quando for calcular o tamanho do seu sistema fotovoltaico calcule para que ele não produza por ano mais energia do que você normalmente consome.

NÃO. Se o teu sistema estiver conectado a uma Unidade Consumidora, as suas placas estarão enviando toda a energia não usado em seu consumo, de volta para a rede elétrica e se porventura a interrupção de energia for causada devido a uma manutenção na rede, essa energia gerada pelo seu sistema de energia solar, poderá levar a óbito o técnico por meio de uma descarga elétrica.

SIM. Se tiver um sistema que funcione com o auxilio de baterias. Esse sistema com baterias, se chamada: OFF Grid. Esse sistema geralmente é usado em locais onde a concessionaria não implantou uma rede de distribuição.

O sistema como um todo, se bem cuidado e composto por equipamentos de qualidade, deve durar 25 anos ou mais.

Após os 25 anos ele continua funcionando. Provavelmente produzindo 20% menos energia do que no primeiro dia que você comprou (a vida útil dos painéis pode chegar a 50 anos se for bem feito) Eles tem uma degradação natural onde eles perdem, em média, 0,7% de sua eficiência por ano. A garantia padrão dos bons fabricantes é de uma perda máxima de 20% em 25 anos.

Não, pelo contrário, muito barata. Basta realizar uma limpeza com água e sabão neutro de 02 a 03 vezes ao ano no máximo, e seus painéis já estão em pleno funcionamento.

O custo para limpeza por empresas do setor gira entorno de $20 a $30 por painel, podendo encontrar preços mais acessíveis.

Sim. Mas você não deve subir em cima da sua placa, pois corre o risco de danificar internamente a sua placa e com isso perder a eficiência do seu sistema.

Sim! Os painéis fotovoltaicos foram projetados para resistir às ações da natureza, tais como: chuva de granizo, ventos e demais intempéries.

Entre 4 e 5 anos, de acordo com a região e com o local que o sistema será instalado. Com estes constantes aumentos na sua conta de luz, muito provavelmente o seu investimento se pagará em ainda menos tempo. Depois que a energia solar se pagar, o seu investimento tem um retorno garantido!

Normalmente entre 1 e 2 dias é possível realizar a instalação (dependendo do tamanho do sistema) e também se não houver tantas dificuldades para acessar o telhado da residência. Mas normalmente é realizada em 3 dias.

Somente se você for o dono da cobertura ou o condomínio tiver uma área grande o suficiente no topo do prédio para instalar as placas para uso comum. Painéis instalados em fachadas de prédios são somente usados em projetos específicos de arquitetura e custam caro (além do preço existe a questão de regras do condomínio, você não pode fazer nada que altere a fachada do prédio).

Compre um inversor fotovoltaico de qualidade e conecte ele na Internet! Você poderá acompanhar a produção de energia solar em tempo real e constatar se a energia gerada pelo seu sistema, foi aquela que foi contratada. O monitoramento pode ser feito através de um celular, tablet ou computador em qualquer lugar do mundo! Além disso este sistema vai armazenar as informações de produção dos meses e você poderá comparar quais meses o seu sistema funcionou melhor.

Exija da empresa o certificado NR10 (trabalho com eletricidade) e o NR35 (Trabalho em altura). Exija que a empresa tenha profissionais devidamente registrados junto ao CREA – Conselho Regional de Engenharia, assim, você terá mais garantia quanto a execução e segurança do seu sistema fotovoltaico.

Talvez, pois para adicionar painéis em um sistema existente, é necessário verificar se a capacidade de seu sistema está no limite ou existe folgas, porem caso o cliente tenha planos de ampliar futuramente, é necessário informar no inicio da compra.

Vale salientar, que em sistemas fotovoltaicos com microinversores, é possível o acréscimo de mais painéis sem muitas dificuldades, pois estará limitado somente a espaço no telhado.

Sim, para toda instalação de sistemas fotovoltaicos é obrigatório a emissão de ART – Anotação de responsabilidade técnica emitida por Engenheiro Eletricista, devidamente registrado ao CREA, sem ao qual, não é possível a aprovação do projeto do sistema fotovoltaico pela Concessionária de Energia e consequentemente a vistoria para troca do relógio será REPROVADA pela Concessionária local.

AUMENTO DE ENERGIA NUNCA MAIS!

Chegou a hora de produzir a própria energia

ENTRE EM

CONTATO

Em até 24 horas responderemos

  • Cuiabá - MT
  • (65) 9 8477-6070 / 9 8407-3194 / 9 8127-7731
  • contato@almadaromaoconstrutora.com.br
Abrir chat!
Atendimento!